SANTA MORTE, A SANTA ESQUELÉTICA
NO MÉXICO E NOS ESTADOS UNIDOS
NO MÉXICO E NOS ESTADOS UNIDOS
Chamado de Senhora Ossuda, a Santa Morte
Algumas pessoas se tornam devotas por iniciativa própria, apelando
para a Santa Morte sob recomendação de amigos ou de familiares.
Outros recebem um chamado ou uma visita inesperada da Magrinha (la
flaquita, um dos seus vários apelidos), no qual ela se oferece para resolver
seus problemas. Foi nesse contexto que, no início da primavera de 2009,
a Ossuda (la huesuda, outro apelido conhecido) apareceu no meu laptop e
meu chamou para contemplá-la. Mais especificamente, foi a notícia de um
ataque militar contra ela na fronteira entre os Estados Unidos e o México
que me levou a substituir a figura de Guadalupe pela imagem de algo que
parecia, à primeira vista, a sua antítese, uma espécie de anti-Virgem. No
final de março, o exército mexicano demoliu perto de quarenta santuários
da Santa Morte na fronteira mexicana com o Texas e a Califórnia, na sua
maioria na periferia de Tijuana e Nuevo Laredo. Eu me perguntava o que
teria feito a Santa Morte para merecer um ato tão agressivo de sacrilégio
em seus lugares santos, perpetrado pelo governo mexicano, que a declarou
um inimigo de Estado?
Este texto traz algumas considerações sobre uma pesquisa mais
ampla, que buscou desvendar por que em menos de uma década a devoção
à santa cresceu a tal ponto que sua popularidade ofusca a de outras santas
no México, com exceção de Guadalupe. Seu culto se transformou de uma
prática oculta, desconhecida de boa parte dos mexicanos, para se tornar
um crescente culto público que contabiliza milhões de devotos no México
e nos Estados Unidos
Como seu nome indica, Santa Morte é uma santa popular mexicana que personifica a morte. Seja na forma de uma estátua de gesso, em uma vela votiva, um medalhão de ouro ou um cartão de oração, ela é representada como uma Ceifadora, manejando a mesma foice e usando uma mortalha semelhante à do Ceifador. Diferente de outros santos, que foram canonizados pela Igreja Católica, os santos populares são espíritos de mortos que são considerados santos pelos seus poderes milagrosos. No México e na América Latina em geral, tais santos, como Nino Fidencio, Jesus Malverde, Maximon e San La Muerte (a similar argentina da Santa Morte) mobilizam uma ampla devoção e frequentemente apelam para mais do que os santos oficiais..
Santa Muerte é uma figura sagrada venerada no México, provavelmente um sincretismo entre crenças católicas e mesoamericanas. A cultura mexicana mantém desde a era pré-colombiana uma certa reverência em relação à morte, manifestada em celebrações sincréticas como o Dia dos Mortos.Entre os elementos católicos da celebração está o uso de esqueletos para lembrar as pessoas de sua mortalidade.
A Santa Muerte geralmente aparece como uma figura esquelética, vestida com um longo manto e carregando um ou mais objetos, normalmente uma gadanha e um globo. O manto costuma ser branco, mas representações da figura variam significantemente de pessoa a pessoa de acordo com o pedido do devoto ou do ritual a ser apresentado. Como o culto a Santa Muerte era clandestino até recentemente, a maioria das preces e outros rituais eram feitos de forma privada, em casa. Entretanto, nos últimos dez anos, a veneração tornou-se mais pública, especialmente na Cidade do México. O culto é condenado pela Igreja Católica no país, mas está firmemente entranhado nas tradições das classes baixas e marginalizadas do México.O número de fiéis da Santa Muerte cresceu nos últimos vinte anos, chegando a aproximadamente dois milhões de seguidores,além de atravessar fronteiras, alcançando as comunidades mexicanas dos Estados Unidos.
De forma similar a outras culturas pelo mundo, deidades pré-cristãs no México são algumas vezes sincretizadas como santos. Por outro lado, na Espanha a expressão santa muerte pode ser simplesmente interpretada como "a sagrada morte". Desta forma, Santa Muerte pode ser simplesmente uma representação da reinterpretação folclórico-religiosa da prática da Igreja Católica Romana de orar para receber um morto em estado de graça. Santa Muerte é também adorada pela Iglesia Católica Tradicionalista Mexicana-Estadounidense, uma igreja sem relação com a Igreja Católica Romana.
Santa Muerte é geralmente vestida como o anjo da morte, carregando uma gadanha e uma balança (que pode ser reminiscente de São Miguel. Ela também pode estar vestida com um manto vermelho e uma coroa dourada; nesta forma, a veem como uma variação da Virgem Maria.
Estátuas de Santa Muerte são confeccionadas em vermelho, branco, verde e preto, para o amor, sorte, sucesso financeiro e proteção. Oferendas à Santa Muerte incluem rosas, maconha, cigarros, frutas, doces e tequila. Santuários em homenagem a Santa Muerte são adornados com rosas vermelhas, cigarros e garrafas de tequila, e velas queimam em adoração. Por todo o México e em parte dos Estados Unidos (especialmente em comunidades de imigrantes mexicanos), são vendidos itens como cartas, medalhas e velas relacionados à santa. Santa Muerte é frequentemente tomada por padroeira por traficantes, sequestradores e outros criminosos, ou por pessoas que vivem em comunidades violentas.Muitos dos altares dedicados a La Santissima Muerte podem ser encontrados ao longo das estradas no nordeste do México, e foram construídos por traficantes.
Estátuas de Santa Muerte são confeccionadas em vermelho, branco, verde e preto, para o amor, sorte, sucesso financeiro e proteção. Oferendas à Santa Muerte incluem rosas, maconha, cigarros, frutas, doces e tequila. Santuários em homenagem a Santa Muerte são adornados com rosas vermelhas, cigarros e garrafas de tequila, e velas queimam em adoração. Por todo o México e em parte dos Estados Unidos (especialmente em comunidades de imigrantes mexicanos), são vendidos itens como cartas, medalhas e velas relacionados à santa. Santa Muerte é frequentemente tomada por padroeira por traficantes, sequestradores e outros criminosos, ou por pessoas que vivem em comunidades violentas.Muitos dos altares dedicados a La Santissima Muerte podem ser encontrados ao longo das estradas no nordeste do México, e foram construídos por traficantes.
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